CEDAE COBRA MAIS NA CONTA DE ESGOTO POR USO DE ÁGUA DA CHUVA - FONTE: O DIA

Cedae cobra mais na conta de esgoto por uso de água da chuva

30/01/2015 - Fonte: O Dia

Parece contraditório, mas os condomínios que pretendem reaproveitar a água da chuva terão que arcar com aumento nas contas ao fim do mês. O acréscimo vem registrado na despesa de esgoto, definida pelo tamanho do reservatório que o prédio utilizar para armazenar a água pluvial. A norma da Cedae provoca polêmica entre os síndicos.

Segundo a Cedae, a cobrança é feita devido ao aumento do volume de esgoto. “A partir do momento em que tem água extra entrando no sistema, há mais sendo despejada. Não há como mensurar no hidrômetro o que é chuva, então é feita uma estimativa de quanto será este adicional, de acordo com a quantidade de água que o projeto pode capacitar", informou a Cedae, por meio da assessoria de imprensa.

Além da taxa, o condomínio que pretende adotar o método precisa apresentar um projeto para a Cedae, detalhando o sistema a ser utilizado. A água proveniente da chuva só pode ser utilizada para descarga, limpeza de pisos, irrigação de jardim, entre outras finalidades. A fiscalização é feita por agente da companhia.

Síndica de um condomínio com 90 apartamentos e área de lazer no Méier, Maria de Lourdes, de 52 anos, ficou surpresa ao saber que a medida resultaria em mais custos. “A empresa podia ajudar os condomínios a desenvolver um projeto, chamar a responsabilidade para si. Acho ajusto cobrarem esse valor do esgoto, mas a taxa deveria ser apenas simbólica para incentivar o método”, afirmou.

Morador de um dos blocos, o advogado Eduardo Martins, de 42 anos, considera a cobrança abusiva. “Acho um absurdo ter que pagar por água da chuva. Eles cobram uma taxa por aquilo que provavelmente vai despejar, mas como definir o critério correto para fazer essa estimativa? Não chove todo dia".

Professora da Fundação Getúlio Vargas, Marilene Ramos ressalta a importância de captação da água da chuva em grandes cidades. "O aproveitamento pode reduzir a demanda sobre o sistema de abastecimento público. Hoje as principais metrópoles do mundo já contam com isso dentro de um plano de governo”, disse Marilene.

Segundo a Cedae, está sendo planejada uma campanha para incentivar essa prática. A companhia não divulgou os valores do acréscimo que é feito na conta de esgoto.

 

Mauricio K. Matsutani

Síndico

Condomínio Christian Andersen

Rua Barão de Itambi, 34 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ.

Tel condomínio 2553-2600

Tel síndico 9-9467-3638